Ícones e Pictogramas. Qual é a diferença e onde encontrá-los?

Criar é sempre um prazer, por maior que seja o sofrimento.

Falando especificamente na área do design gráfico, um dos problemas que um profissional enfrenta na elaboração de um projecto é o de criar elementos visuais que dêem mais clareza e agilidade na informação.

Ícones e pictogramas são um exemplo do que eu quero dizer.

Ué, tem diferença entre eles? Na verdade, sim.

Os ícones são símbolos gráficos que representam uma ação ou um objeto. Eles estão ali, bem visíveis na tela do seu computador ou do seu celular para indicar a você uma determinada função. É através deles que você escolhe o que vai fazer. Por exemplo, eu clico nessa figura  para abrir o meu navegador e clico nessa imagem  para acessar as configurações do meu computador.

Mas os ícones requerem um conhecimento prévio. Se você nunca viu esses símbolos que eu mostrei antes, provavelmente não vai saber o que eles representam.

Já os pictogramas são elementos gráficos mais simples, diretos e fáceis de ser reconhecidos. Não precisam de explicação para serem compreendidos. São facilmente encontrados nas sinalizações dos aeroportos, por exemplo.

Tanto um como outro são recursos visuais úteis, que ilustram, de forma sintética, uma determinada mensagem.

Mas só tem um problema: sempre achei um saco ter que desenhá-los.

Bom, na verdade achava. Porque hoje em dia você encontra na rede vários sites que disponibilizam ícones vetorizados, ou seja, que você pode redimensioná-los à vontade sem que eles percam a qualidade de resolução.

Por isso, selecionei para você alguns endereços que podem ajudá-lo.  Afinal de contas, para que reinventar a roda, não é mesmo?

icons8 – Site com milhares de ícones para você baixar de graça. O bom é que, antes disso, você pode visualizar seu ícone em diferentes estilos: com fundo, com contorno, em cor etc. Além disso a página não se limita a apenas a ícones. Lá você pode obter também músicas para servir de fundo para os seu vídeos (se é que você faz vídeo).

The Noun Project – Com mais de 150 mil ícones disponíveis gratuitamente, este site também é uma mão na roda.

O Iconfinder ultrapassa a casa dos dois milhões de ícones, but… o material é pago. Nada exorbitante, é verdade. Há ícones gratuitos também, mas as opções são mais limitadas.

Já o Flaticon possui uma enorme fonte de ícones vetrorizados gratuitos que você pode escolher para utilizar em seus projetos. O site oferece também plugins para os programas gráficos da Adobe e tem um sistema de busca interessante, que agrupa os ícones em coleções. Isso facilita a vida do usuário que quer reunir ícones da mesma família. No cardápio, são mais de 500 mil símbolos disponíveis.

Material Design é a casa dos chamados Material Icons, mais minimalistas, indicados para o uso na web ou nos celulares. Mas a quantidade disponível não tão grande.

O Freepik oferece 100 mil ícones gratuitos. Assim como o icons8 há também versão em português.

Gostou? Então aproveite e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *